Iluminação urbana LED na Praça do Município de Ribeira de Pena

Iluminação urbana LED ajuda a consagrar a Praça do Município como espaço central da vila de Ribeira de Pena.

A Praça do Município, em Ribeira de Pena, enquadra alguns dos principais edifícios desta vila do norte de Portugal, como por exemplo os Paços do Concelho ou a Igreja Matriz do Divino Salvador.

 No início de 2021, as autoridades locais decidiram requalificar todo o espaço com o objetivo de consagrar a Praça do Município como espaço central da vila de Ribeira de Pena e beneficiar simultaneamente toda a envolvente do espaço público, dotando-a de identidade própria e de maior versatilidade, além de assegurar a criação de acessos pedonais adaptados às condições de mobilidade e acessibilidade de todos os cidadãos.

Num projeto global em que apena se mantiveram os edifícios atrás referidos mais o Padrão evocativo das armas da cidade e o coreto do jardim adjacente também intervencionado, a iluminação teve um papel fundamental para atingir os objetivos propostos.

 

Iluminação urbana como fator de valorização

Uma vez que a intervenção preconiza a simbiose entre a modernidade dos pavimentos, locais de descanso, e floreiras construídos de raiz com a arquitetura histórica e religiosa dos edifícios existentes, era fundamental que a iluminação respeitasse e valorizasse todas as caraterísticas do projeto.

Para a iluminação geral o conjunto formado pela luminária YOA Midi, montada em braço LYRE e colunas TEJO TTB de 4m revelou-se uma fórmula vencedora. O design compacto, elegante da luminária e a sobriedade do baço LYRE enquadram perfeitamente todos os ambientes – modernos, clássicos ou históricos – existentes ou criados de raiz. Por sua vez, a versatilidade dos motores fotométricos LensoFlex® permitiu ajustar as fotometrias conforme as áreas a intervencionar, por exemplo lentes mais assimétricas para cobrir espaços maiores ou lentes mais extensivas para caminhos pedonais mais delimitados. O resultado é um espaço bem iluminado que transmite segurança e confiança para ser utilizado mesmo após o anoitecer.

 

Schréder EXEDRA para otimizar a gestão da instalação

Todos os pontos de luz desta intervenção estão equipados com controladores IoT e estão conectados à plataforma de controlo Schréder EXEDRA. Para além de permitir o ajuste dos fluxos luminosos de acordo com as necessidades a Schréder EXEDRA oferece um controlo e monitorização total de todas as luminárias instaladas, quer seja individualmente, em grupos ou na totalidade. Estas caraterísticas permitem economizar energia e otimizar significativamente as operações de manutenção já de si raras devido a fiabilidade e durabilidade quer dos LED quer das luminárias da Schréder.

Além disso a Schréder EXEDRA é uma plataforma de controlo aberta e interoperável permitindo uma ligação fácil com outros dispositivos urbanos IoT para construir as cidades inteligentes do presente e do futuro.

 

Iluminação arquitetónica para destacar o património

Para destacar a importância da Igreja Matriz do Divino Salvador, localizada num dos cantos da praça, foi desenvolvido um esquema de iluminação arquitetónica assegurado por uma mistura de projetores encastrados (TERRA Midi LED e TRASSO) e salientes (NEOS LED). As fachadas exteriores são iluminadas por LEDs branco neutro que garantem uma excelente restituição cromática para revelar pormenores, tonalidades e materiais de construção, enquanto o interior das torres sineiras é iluminado por LEDs branco quente que contrastam com a iluminação geral para assim lhes transmitir volumetria e destaque.

da Fraternidade Operária
Carnaxide
Portugal

Customer

Câmara Municipal de Ribeira de Pena