Iluminação LED da Schréder faz brilhar o caráter turístico de Quarteira

Iluminação LED da Schréder destaca ainda mais o Calçadão e a Praia de Quarteira com benefícios financeiros, ambientais e operacionais

Quarteira é uma freguesia do concelho de Loulé, na região do Algarve. Antiga aldeia de pescadores, Quarteira, apesar de mante um centro de pesca artesanal, é atualmente um centro turístico de enorme importância para toda a atividade económica da região do Algarve.

Banhada pelo Oceano Atlântico, que lhe oferece uma praia com 2Km de extensão de areia dourada e fina e águas mornas, no Verão vê a sua população aumentar dos 23.000 residentes habituais para cerca de 150.000 uma vez que, para além dos turistas estrangeiros, são imensos os portugueses que aqui têm uma segunda habitação, particularmente utilizada nesta altura.

Para além das praias, uma das mais valias de Quarteira é o seu largo passeio que se estende por cerca de 1Km. Também conhecido por Calçadão de Quarteira, este largo passeio é pavimentado com calçada típica portuguesa e tem uma oferta variada ao longo de toda a sua extensão (restaurantes, lojas de artesanato, bancos para descansar, equipamentos de ginástica, etc.) sendo um lugar muito agradável e procurado para caminhar tanto de dia como à noite.

Por estas razões é fácil compreender que a iluminação deste espaço de vital importância para Quarteira sempre foi uma prioridade das autoridades locais e consequentemente têm sido diversas as medidas tomadas no sentido de atualizar e melhorar os equipamentos de iluminação para proporcionar total segurança e conforto aos utilizadores.

Uma destas medidas foi substituir as antigas luminárias de descarga montadas em colunas quadradas de betão ao longo do calçadão. Equipadas com 2 lâmpadas de 70W, as suas performances, quer mecânicas, fotométricas ou energéticas já não se enquadravam nos requisitos hoje em dia exigidos. Em sua substituição foram montadas luminárias KIO equipadas com 16 LEDs com uma potência máxima de 36,2W. 

Para além de uma redução brutal na potência instalada, considerando 15% de perdas muito perto dos 80%, esta nova iluminação com um elevado índice de restituição cromática garante perfeita visibilidade para e entre os utilizadores e, que permite destacar os desenhos do pavimento caraterísticos da calçada portuguesa.

Av. Infante de Sagres
Quarteira
Portugal

Замовник

Câmara Municipal de Loulé
Iluminação LED para áreas pedonais e de lazer em Quarteira

Para conseguir uma montagem perfeita das KIO nas colunas existentes (colunas quadradas de betão) a nossa Unidade de Apoios em colaboração com os nossos designers desenvolveu e fabricou peças especiais de transição entre a coluna e a luminária que asseguram um conjunto sóbrio e elegante bem inserido na envolvente.

Iluminação LED para áreas pedonais e de lazer em Quarteira

OWLET IoT para maximizar a poupança energética e reduzir os custos operacionais

Também os projetores montados nas colunas altas que iluminam o areal foram substituídos por projetores LED da Schréder. Neste caso projetores de 250 e 400W foram substituídos por projetores INDUFLOOD com potências de 70, 130 e 205 W representando uma poupança média superior a 60%.

Uma vez que a utilização do areal no período noturno varia muito consoante a hora da noite e a altura do ano, os projetores INDUFLOOD estão equipados com o sistema de controlo e telegestão OWLET IoT da Schréder que, para além de permitir programar vários níveis de emissão de fluxo, de acordo com a utilização dos espaços, e assim maximizar a economia energética, também monitoriza toda a instalação fornecendo dados precisos que, por exemplo, em caso de necessidade pode ajudar a programar uma operação de manutenção sem necessidade de visita prévia ao local.

Estas intervenções reforçam o caráter turístico de Quarteira com claros benefícios para a comunidade, para os turistas e para as autoridades com custos energéticos e operacionais muito reduzidos devido ao baixo consumo e praticamente nenhuma necessidade de manutenção da tecnologia LED comparativamente à tecnologia de descarga anteriormente utilizada.