Iluminação LED Schréder no Edifício SIC IMPRESA, em Oeiras

Mais de 1650 luminárias INDU PANEL e INDU DOWNLIGHT da Schréder iluminam gigante de media em Portugal

O Grupo Impresa é o maior grupo de media em Portugal, destacando-se nas áreas da imprensa escrita, do audiovisual e do digital. O Grupo nasceu com o semanário Expresso, fundado em 1973 e atualmente o mais antigo semanário em atividade e líder de vendas. Em 1992 lançou o primeiro canal de televisão privado a operar em Portugal, a SIC.

Atualmente, com 8 canais de televisão, que produz e emite diariamente, várias plataformas digitais e o mais importante título da imprensa escrita Portuguesa, o Grupo IMPRESA é um universo da comunicação em Portugal.

Para além da sede, localizada em Lisboa, o principal complexo edificado do Grupo está localizado em Paço de Arcos. Este complexo é composto por 3 edifícios. Dois mais antigos e um mais recente construído para dar resposta aos níveis de crescimento e notoriedade constantes do Grupo.

Após a construção do terceiro edifício e percebendo os benefícios da iluminação LED, os responsáveis técnicos pelo complexo decidiram trocar toda a iluminação existentes nos outros 2 edifícios e também do parque de estacionamento subterrâneo para tecnologia LED.

Na verdade, a iluminação destes dois edifícios, de 4 andares cada, para além de já levantar alguns problemas relacionados com o elevado consumo energético e necessidade constante de manutenção, também já não se coadunava com a imagem e postura de modernidade do Grupo Impresa.

 

Moderna iluminação LED para espaços administrativos e funcionais

Para responder a estas preocupações, a Schréder propôs a utilização das elegantes e eficazes luminárias INDU PANEL e INDU DOWNLIGHT para iluminar quer os amplos open spaces dos 8 pisos onde funcionam diversos serviços e atividades, quer as várias salas de reuniões espalhadas por cada piso, a entrada para o Estúdio e o foyer do auditório principal localizados na enorme praça central interior que enquadra os dois blocos de 4 andares.

 

Menos luminárias e menos potência instalada

No geral foram instaladas 1654 luminárias em substituição das 2554 existentes.

Nos 8 pisos dos dois edifícios, na entrada para o Estúdio e no foyer do Auditório 861 INDU PANEL 1200x300 de 30W e 428 INDU DOWNLIGHT a funcionar a 10W substituíram 1596 luminárias 1x36W e 667 Downlights 2x13W.  No estacionamento subterrâneo foram substituídas 291 luminárias estanques de 2x36W e 1x58W por luminárias estanques INDULINE 2 de 40W cada. Com esta substituição a SIC IMPRESA reduziu a potência instalada em mais de 50%.

 

DALI e Sensores para aproveitar a iluminação solar

As luminárias INDU PANEL e INDU DOWNLIGHT estão equipadas com sistema DALI para permitir a regulação do seu fluxo. Foram também instalados vários sensores de luminosidade para adaptar o fluxo luminoso emitido pelas luminárias em função da luz natural de forma a manter sempre os níveis estabelecidos. Para além de ajudar a economizar energia esta funcionalidade torna o ambiente de trabalho mais confortável ao manter uma consistência nos níveis de iluminação, inclusive no período de transição entre o dia e a noite sem necessidade de recorrer a qualquer comando manual.

 

Grande economia em manutenção

Com um tão grande número de luminárias instaladas a sua manutenção era sem dúvida uma constante dor de cabeça para os responsáveis técnicos do edifício.  Quer pelos custos financeiros, quer pelo facto de luminárias com fontes de luz depreciadas ou avariadas não serem amigas de um ambiente de trabalho produtivo e saudável.

Ao contrário, a tecnologia LED combinada com os exigentes standards produtivos da Schréder, oferece luminárias com altas performances mantidas ao longo do tempo. Em média os LEDs duram em média 4 vezes mais que as lâmpadas fluorescente tubulares T8, as mais eficazes do mercado. Com esta diferença é fácil imaginar a enorme poupança financeira e funcional obtida com esta substituição.

R. Calvet de Magalhães 242, 2770-022 Paço de Arcos
Oeiras
Portugal

Заказчик

SIC IMPRESA

Партнер(ы)

EDP Comercial Comercialização de Energia, S.A

Application(s)