Iluminação pública e urbana LED na Rua da Pêga, em Aveiro

As elegantes e eficientes luminárias YOA criam um espaço coeso e contínuo de circulação pedonal e ciclável

A Rua da Pêga é uma das mais antigas e conhecidas ruas de Aveiro. Num dos lados tem uma frente de ria onde ainda são visíveis vestígios das antigas salinas de Aveiro e do outro o campus da Universidade de Aveiro.

Em 2021, uma vez que já apresentava um elevado estado de degradação, a Câmara Municipal de Aveiro decidiu avançar com a sua requalificação total.

O objetivo era criar um espaço coeso e contínuo de circulação pedonal e ciclável em harmonia com a circulação automóvel para ser utilizado tanto de dia como de noite.

 

Luminotecnia e design para criar espaços públicos atraentes

Para o projeto de iluminação era exigida uma solução moderna, energeticamente eficiente, com baixo encandeamento que assegurasse um espaço fluido e coerente em termos luminotécnicos e design.

Para dar resposta a estes requisitos foi selecionada a moderna luminária YOA equipada com LEDs branco quente. No lado da ciclovia as YOA foram montadas a 4 metros com os braços LYRE formando um elegante conjunto que encaminha os ciclistas e os peões em total segurança e conforto ao longo de todo o percurso. Por sua vez, no lado da estrada as YOA foram instaladas a uma altura útil de 8 metros em braço lateral. Para iluminar o passeio do lado do campus universitário foram instaladas luminárias YOA a 4m nas mesmas colunas utilizadas para a iluminação da estrada.

 

Iluminação confortável, eficiente e amiga do ambiente

Os LEDs branco quente que equipam as YOA oferecem uma luz de elevado conforto e restituição cromática. Em conjunto com uma seleção de lentes adequadas a cada perfil (ciclovia + passeio, estrada e passeio) proporcionam elevada uniformidade para maximizar a segurança dos utilizadores. Além disso, as YOA com vidro plano têm um ULOR 0% que evita o desperdício de luz, ajuda a preservar o céu escuro e otimiza o conforto visual da instalação.

 

Consumo e manutenção reduzida

Com potências de 20 watts na zona pedonal e ciclovia (onde tradicionalmente seria utilizado 70w de descarga) e os 70 watts na zona viária (onde tradicionalmente seria utilizado 150w de descarga), as YOA têm um consumo bastante reduzido comparativamente com as lâmpadas de descarga, consumos esse que ainda é otimizado pelos 3 regimes de dimming pré-programados.  Também em termos de manutenção a economia é significativa uma vez que a tecnologia LED tem uma vida útil 4 a 5 vezes superior à tecnologia de descarga.

 

Rua da Pega
Aveiro
Portugal

Customer

Camara Municipal de Aveiro