A Auto-Estradas do Alântico escolheu a IZYLUM e a Schréder EXEDRA

A iluminação LED das autoestradas A8 e A15 oferece economia energética e uma iluminação adaptativa de acordo com o tipo, dimensão e circunstâncias dos seus diversos nós, entradas, saídas e praças de portagem.

A autoestrada A8 liga Lisboa a Leiria pelo litoral Oeste. Os seus 138 Km são de extrema importância para toda a região, tanto para a atividade turística, uma vez que dá acesso a vários pontos turísticos e zonas balneares, como para a atividade económica em geral já que serve várias cidades e localidades com atividade industrial e agrícola. Por sua vez a A15 liga Santarém às Caldas da Rainha, promovendo a mobilidade entre o interior e o litoral nesta região. São ambas geridas pela Auto-Estradas do Atlântico SA.

Transição para iluminação LED

Em 2020, a Auto-Estradas do Atlântico decidiu avançar com a substituição da iluminação, em todos os nós e praças de portagem existentes nestas 2 autoestradas, que já apresentava níveis inadequados às normas em vigor e necessidade frequente de manutenção no terreno. O objetivo era claro: fazer a transição para um sistema de iluminação LED mais eficaz e eficiente, com pouca manutenção, capaz de responder e mesmo ir mais além, a todas as exigências das normas e legislação em vigor, proporcionando ao mesmo tempo a máxima segurança aos automobilistas.

Apreciadas as várias propostas, incluindo amostras das luminárias, a Auto-Estradas do Atlântico escolheu a proposta da Schréder que contemplava a utilização de luminárias IZYLUM geridas através da plataforma de controlo Schréder EXEDRA, e projetores INDUFLOOD e OMNISTAR.

Mais iluminação LED, menos energia

Na generalidade das Praças de Portagem e respetivos nós de entrada e saída, foram instaladas 2501 luminárias IZYLUM:

- 855 IZYLUM de 75W em substituição de 855 luminárias de descarga de 150W

- 1283 IZYLUM de 162W em substituição de 1283 luminárias de descarga de 250W

- 344 IZYLUM de 218W em substituição de 218 luminárias de descarga de 400W

Portugal

Customer

Auto-Estradas do Atlântico
2501
luminárias IZYLUM
menos 50%
potência instalada

Considerando 20% de perdas na instalação antiga verificamos uma redução superior a 50% na potência total instalada (de 703.900W para 346.963) isto com níveis de iluminação claramente superiores aos anteriores.

Em algumas Praças de Portagem, devido à altura das colunas existentes (15, 20 e 25m) foi necessária a utilização de projetores. Para estes casos foram utilizados 332 projetores INDUFLOOD GEN2 e 12 projetores OMNISTAR, conseguindo reduzir a potência instalada nestas situações em cerca de 25.000W (de 95.220 para 70.232W).

 

Schréder EXEDRA, controlo inteligente e economia extra

As luminárias IZYLUM são geridas pela plataforma de controlo inteligente Schréder EXEDRA, uma solução plug-and-play, aberta e interoperável, que permite uma implantação rápida e fácil de uma rede de iluminação conectada. Inclui todas as funcionalidades avançadas necessárias para a gestão de dispositivos inteligentes em ambientes de autoestrada: controlo em tempo real e programado, cenários de iluminação automatizada, planeamento de operação de manutenção e intervenções no local, gestão do consumo de energia e integração de hardware de terceiros.

Com a Schréder EXEDRA, as operações de manutenção, já de si muito reduzidas devido à durabilidade e fiabilidade das luminárias LED da Schréder, passam a ser mais eficientes, com intervenções mais assertivas, poupando deslocações desnecessárias ao terreno.

Como os níveis máximos possíveis e exigidos estão acima dos mínimos preconizados pela norma aplicável, a Auto-Estradas do Atlântico pode utilizar a Schréder EXEDRA para regular de uma forma individual a iluminação de cada nó, entrada, saída e Praça de Portagem de toda a A8 e A15. Por exemplo, nos nós e praças de portagem de menor dimensão e movimento pode operar sempre com os mínimos exigidos, enquanto, que em nós e praças de portagem de maior dimensão e em horas de maior tráfego pode operar com níveis superiores.