Eficiência energética na Iluminação Pública da CIMLT

Eficientes luminárias LED economizam 2,2 milhões de Euros/Ano

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, também designada por CIMLT é uma Comunidade Intermunicipal composta por 11 municípios, servindo uma população de 250.000 habitantes que se estendem por mais de 4.000 km2 que enquadram a Lezíria do Tejo.

Os onze Municípios que compõem a CIMLT são: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Segundo dados da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, a região da Lezíria do Tejo apresentou uma das taxas de execução mais elevadas do país para o Programa Portugal 2020.

O investimento levado a cabo na melhoria da eficiência energética nas infraestruturas públicas, nomeadamente a introdução de tecnologia LED na iluminação pública teve um papel decisivo no alcance deste resultado.

O projeto

Em linha com a estratégia de transição para uma economia de baixo carbono para tornar a região da Lezíria do Tejo mais eficiente e sustentável e ao abrigo do Programa Portugal 2020 para a Eficiência Energética na Iluminação Pública, a CIMLT lançou diversas candidaturas para a substituição em grande escala de equipamentos de iluminação pública com tecnologia de descarga por novas luminárias equipadas com tecnologia LED em todos os onze municípios associados.

Com mais de 70.000 luminárias LED fornecidas, a Schréder Iluminação foi parceiro desta profunda remodelação da paisagem noturna de toda a região.

Flexíveis em termos de fixação para se adaptarem aos diversos suportes existentes, com grande variedade fotométrica para responder às várias tipologias dos diferentes espaços urbanos, robustas e estéticas as luminárias Voltana, Stylage, Kazu e Albany preenchem todos os requisitos solicitados pela CIMLT.

As luminárias LED da Schréder não só proporcionam enormes benefícios energéticos como também melhoram a qualidade da luz, através de uma superior restituição cromática e melhores níveis luminotécnicos que aumentam a sensação de segurança e de conforto para potenciar a vivência, mobilidade e economia noturna.

 

Menos energia, menos manutenção, mais e mais economia

A execução das 11 candidaturas aprovadas representa uma poupança energética anual de 18GWh que significa uma redução anual na ordem dos 2,2 milhões de euros na fatura de energia dos municípios da Lezíria do Tejo e evita a emissão de 8.460 ton CO2eq para o ambiente.

Rua 5 de Outubro
Almeirim
Portugal

Anwendung(en)

18 GWh/ano
Ecponomia energética
2.2 Milhões Euros/ano
Economia financeira
menos 8.460 Ton/ano
Emissões de CO2eq

Benefícios otimizados

A médio e longo prazo, os benefícios financeiros são ainda exponenciados pela grande fiabilidade e durabilidade das luminárias Schréder e dos LED em comparação com a tecnologia das lâmpadas de descarga o que pode evitar entre 3 a 4 operações de manutenção para substituição da fonte de luz durante o período de vida da luminária.

Poupanças significativas que ajudam os municípios a atingirem as suas metas energéticas e ambientais, libertando ao mesmo tempo verbas para outros investimentos a favor das comunidades.