Iluminação Pública LED em Santarém II

Eficientes luminárias LED oferecem economia superior a 750.000€/ano ao Município de Santarém

Santarém é uma cidade capital de distrito localizada sensivelmente 70km a norte de Lisboa. O Município de Santarém é composto por 18 freguesias distribuídas pelo mais de 550Km2 do concelho e faz parte da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, também designada por CIMLT, uma Comunidade Intermunicipal composta por 11 municípios.

Em linha com a estratégia de transição para uma economia de baixo carbono para tornar a região da Lezíria do Tejo mais eficiente e sustentável e ao abrigo do Programa Portugal 2020 para a Eficiência Energética na Iluminação Pública, a CIMLT lançou um programa de substituição em grande escala de equipamentos de iluminação pública com tecnologia de descarga por novas luminárias equipadas com tecnologia LED em todos os onze municípios associados.

No âmbito deste programa e numa primeira fase, concluída em 2019, o município de Santarém procedeu à substituição de mais de 8.000 luminárias equipadas com lâmpadas de descarga (vapor de sódio e vapor de mercúrio) por luminárias LED da Schréder. As poupanças foram significativas, (menos 2.279.829kWh traduzidos em menos 1.071 Ton Co2eq e uma economia financeira superior a 300.000 Euros/Ano), o que levou o Município de Santarém a avançar de imediato para uma 2ª fase com a substituição de mais 14.074 luminárias cobrindo assim 93% do parque de luminárias do concelho.

Elevados benefícios para o Município

No conjunto das duas fases foi instalado um total de 22.151 luminárias LED em substituição de 22.136 luminárias de descarga (vapor de sódio e vapor de mercúrio).

As novas e eficientes luminárias LED agora instaladas oferecem benefícios energéticos, ambientais e financeiros para o Município muito significativos.

  • Consumo energético: Economia superior a 5.670.000 kWh/Ano
  • Emissões de gases com efeito de estufa: Redução de 2.665 Ton de CO2eq
  • Resultados financeiros: Economia superior a 750.000 Euros/Ano

A médio e longo prazo, os benefícios financeiros são ainda exponenciados pela grande fiabilidade e durabilidade das luminárias Schréder e dos LED em comparação com a tecnologia das lâmpadas de descarga o que pode evitar entre 3 a 4 operações de manutenção para substituição da fonte de luz durante o período de vida da luminária.

Av. Me. Andaluz
Santarém
Portugal

Zákazník

C. M. Santarém
22.150
Luminárias
66%
Economia energética e emissões de CO2
750.000€
Poupança anual

Benefícios para a Comunidade

Porém, os elevados benefícios desta intervenção de grande escala concretizada pelo Município de Santarém também se estendem a toda a sua comunidade espalhada pelas 18 freguesias do Concelho.

Todos beneficiam de uma iluminação de mais qualidade, com melhor restituição cromática, menos avarias e perturbações na via pública. Tudo junto resulta em mais segurança e conforto, convidando as pessoas a passar mais tempo no exterior particularmente nas noites quentes tão típicas da região e assim potenciar a vivência, mobilidade e economia noturna em todo o território.

Flexíveis e versáteis luminárias LED de Iluminação Pública e Urbana

Flexíveis em termos de fixação para se adaptarem aos diversos suportes existentes, com grande variedade fotométrica e de lumen packages as robustas e estéticas luminárias VOLTANA, STYLAGE e KAZU respondem às necessidades específicas das várias tipologias dos diferentes espaços urbanos e rurais do conselho.

As luminárias SYLAGE e KAZU foram selecionadas para iluminar jardins, praças e parques, as luminárias VOLTANA, com os seus vários tamanhos iluminam todas as artérias viárias do concelho, quer sejam as urbanas, como avenidas, rotundas, ruas residenciais ou grandes circulares, quer sejam as estradas nacionais principais, secundárias ou rurais.